8º melhor zagueiro do mundo vai jogar a Série B e cairia como uma luva no São Paulo

Um dos pilares do São Paulo em 2023 foi o equilíbrio perfeito entre o ataque e a defesa. Enquanto Calleri, Luciano e companhia marcaram, a defesa tricolor dava conta do recado. Na grande maioria dos jogos, a dupla titular no setor foi formada por Arboleda e Lucas Beraldo.

Após a venda do jovem ao Paris Saint-Germain, da França, o Tricolor ainda não contratou nenhum substituto, e deve apostar nos nomes que restaram no elenco, como Alan Franco, Diego Costa e Nahuel Ferraresi, além do jovem Matheus Belém, que renovará seu contrato em breve.

A decisão chegou a ser criticada por alguns torcedores, que gostariam de uma reposição de Beraldo. Vale lembrar que o SPFC jogará diversas competições simultâneas neste ano, como a Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa e Paulistão. Logo, é necessário ter um elenco grande que possa fazer um rodízio, visando evitar desgaste físico e lesões.

Um dos nomes sugeridos pelos tricolores foi o do zagueiro Joaquim, que recentemente caiu para a segunda divisão com o Santos. O atleta se tornou um pilar da defesa, e acumulou bons números. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Isso porque ele se destacou  pela sua habilidade em bolas aéreas. Por sinal, ficou em oitavo lugar no ranking dos melhores zagueiros do mundo neste quesito, segundo um relatório feito pelo CIES Football Observatory and WyScout.

Em oitavo, ele é o melhor jogador que não atua na Europa na lista, que é liderada pelo holandês Virgil Van Dijk, do Liverpool. O sul-coreano Kim Min-Jae, do Bayern de Munique, é o segundo, enquanto Danilo Pereira, do PSG, fecha o pódio.

O ranking foi elaborado com base nos duelos aéreos enchidos em relação ao tempo dentro de campo e a frequência de disputas pelo alto de seu time, ao percentual de duelos aéreos vendidos.

Confira os princpais nomes da lista

  1. Virgil van Dijk (Liverpool-ING) – 93
  2. Kim Min-jae (Bayern de Monique-ALE) – 92.2
  3. Danilo Pereira (PSG-FRA) – 89.4
  4. Lascelles (Newcastle-ING) – 89.4
  5. Zagadou (Stuttgart-ALE) – 88.7
  6. Bruno Duarte (Panetolikos-GRE) – 88.7
  7. Sérgio Ramos (Sevilla-ESP) – 88.1
  8. Joaquim (Santos) – 87.7
  9. Henrique Trevisan (FC Tokyo-JAP) – 87.4
  10. Willyan (CSKA Moscou-RUS) – 87.2