6º elenco mais jovem do Brasil é do São Paulo; confira os dados

Sob o comando de Dorival Júnior, o São Paulo deu um salto de qualidade e levantou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Claro que o trabalho do treinador foi de suma importância, mas o elenco também teve sua participação fundamental.

Por conta do foco do time nas competições mata-mata, Dorival acabou mesclando a equipe em diversas oportunidades no Campeonato Brasileiro. Como esperado, o Tricolor apostou, novamente, em muitos jogadores formados nas categorias de base de Cotia.

Diante disso, o São Paulo, que já está livre de qualquer risco de rebaixamento, possui o sexto elenco mais jovem de todo o Brasileirão 2023, segundo dados divulgados pelo site Transfermarkt. O clube encontrou o balanço perfeito entre veteranos e jovens, por exemplo Rafinha (38 anos) e Beraldo (19 anos), ambos titulares absolutos.

Com um plantel de 40 jogadores, sendo que 36 deles foram utilizados, a média de idade do Tricolor é de 26,4 anos no total. Como dito anteriormente, é o sexto colocado no quesito, perdendo para Red Bull Bragantino (23,8 anos), Vasco da Gama (25,5 anos), Palmeiras (25,8 anos), Athletico-PR (26,1 anos) e Bahia (26,5 anos).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O Santos, outro conhecido pelo bom aproveitamento de seus jovens, está empatado com o SPFC, com a mesma média de 26,5. A diferença é que o Alvinegro da Vila Belmiro utilizou 46 jogadores. O elenco atual contém 39 atletas. O Corinthians vem logo atrás, com média de 26,7, com 31 jogadores no plantel.

Por outro lado, os cinco elencos mais velhos pertencem ao Internacional (28,2 anos de média), Fluminense (28,5 anos), Atlético-MG (29 anos), América-MG (29 anos) e, em último, o Fortaleza, com 29,3 anos de idade de média em seu plantel.