5 situações que comprovam o tamanho de Leônidas da Silva pro futebol
Ídolo do São Paulo, o eterno Leônidas da Silva, conhecido como o “Diamante Negro”, foi um dos melhores jogadores de futebol que o país já viu. Além de sua participação dentro de campo, representou muito fora dele, em especial na igualdade racial. E nesta Dia da Consciência Negra, nada melhor do que listar os grandes feitos do ex-atacante, que faleceu em 2004.
Média de gols com a Seleção Brasileira
Leônidas é até hoje lembrado pelo seu faro de gol. Atacante completo, seu sucesso se estendia a nível internacional. Disputou duas Copas do Mundo (1934 e 1938), e possui a melhor média de gols da história do Brasil. Em 37 duelos disputados, marcou exatos 37 gols. Ele divide o posto com Quarentinha,que balançou as redes 17 vezes em 17 duelos.
Destaque da Copa do Mundo de 1938
Apesar do Brasil não ter conquistado o Mundial de 1938, Leônidas foi o artilheiro da competição com oito gols marcados. A Amarelinha acabou ficando em terceiro, ao vencer a Suécia por 4 a 2, com dois gols dele. Foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo daquele ano.
Popularização do SPFC e Flamengo
Leônidas foi contratado pelo Flamengo em 1936, no momento em que o Rubro-Negro começou a contar com mais ateltas negros. O Diamante Negro ajudou na aproximação do clube carioca com a camada mais pobre, sobretudo após o Mundual de 1938. Marcou 151 gols em 148 jogos pelo Flamengo.
Pelo Tricolor, Leônidas obteve ainda mais destaque. Ele ajudou a popularizar o São Paulo, que havia sido fundado anos antes. Venceu cinco vezes o Campeonato Paulista, marcando 144 gols em 211 jogos.
Inventor do chute “bicicleta”
Além do faro de gol, Leônidas sempre esbanjou criatividade dentro de campo. Por sinal, ele inventou a famosa “Bicicleta” no futebol. O lance ocorreu em 1932, pelo Estadual do Rio de Janeiro. Na partida entre Bonsucesso e Carioca, recebeu um cruzamento e chutou no ar.
Leônidas foi “Pelé” de sua geração
Rei do futebol, Pelé sempre será lembrado como o maior futebolista brasileiro de todos os tempos.Contudo, antes mesmo do nascimento do ex-atacante, Leônidas era a maior estrela do país. Ajudou na popularização do esporte e no sentimento de paixão dos torcedores, se tornando uma das maiores lendas entre os brasileiros.