5 clubes mais premiados pela Bola de Prata; confira posição do SPFC

Na última quinta-feira (6), logo após o final do Campeonato Brasieiro, a ESPN realizou a cerimônia do prêmio Bola de Prata, principal honraria para os jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro. 

A premiação existe desde 1970, e era entregue pela revista Placar até ser passada para a ESPN. Dito isso, diversos nomes históricos do futebol brasileiro já receberam prêmios, incluindo muitos jogadores do São Paulo.

Nos últimos dois Brasileirões, o São Paulo não teve nenhum representante, já que o clube acabou dando maior foco para os torneios de mata-mata, deixando a competição “ de lado” em muitas ocasiões.

O último jogador tricolor a fazer parte da seleção Bola de Prata foi Luciano, em 2020, ano em que o time comandado por Fernando Diniz ficou muito perto de ser campeão do Brasileiro. Luciano foi o então artilheiro da equipe e do torneio.

Enquanto isso, o maior vencedor da história do São Paulo é Rogério Ceni, que acumula uma bola de ouro e sete bolas de prata em seu currículo. O ex-goleiro pode ganhar ainda mais no futuro, já que a premiação também engloba treinadores.

Desde seu início, o clube que mais foi representado na cerimônia foi o Palmeiras. São 75 de Prata, 5 de Ouro, além de quatro para seus treinadores. Ganhou uma de gol mais bonito e uma de revelação.

O São Paulo vem logo em segundo, com 68. São cinco Bolas de Ouro, 59 de Prata, e quatro vezes de artilheiro do campeonato. O Atlético-MG vem para fechar o pódio, com 4 de Ouro, 53 de Prata, 7 de artilheiro, 1 de treinador e 2 de revelação.

Ranking de clubes premiados com a Bola de Prata: posição do SPFC