4º maior estrangeiro da história do São Paulo: ele veio de baixo e conquistou a torcida
Cria das divisões de base do modesto Grecia, do Equador, o zagueiro Robert Arboleda chegou ao São Paulo como um mero desconhecido após ganhar destaque em duas temporadas e meia atuando pelo Universidad Católica de Quito. Apresentado em junho de 2017, o defensor rapidamente caiu nas graças da torcida.
Com seu estilo boleiro e muita qualidade dentro de campo, Arboleda tornou-se titular absoluto do clube desde então, fato que o fez quebrar recordes atrás de recordes nos últimos anos. Chegando ao seu 250º jogo com a camisa são-paulina, o jogador alcançou a marca de quarto jogador estrangeiro com mais jogos pelo Tricolor.
Somente os ídolos Poy, Darío Pereyra e Pedro Rocha possuem números superiores ao do equatoriano. Para chegar ao quarto posto, Arboleda superou outras lendas como Pablo Forlán, Diego Lugano e Antonio Sastre. Outro “gringo” do atual elenco do São Paulo a aparecer na lista é Jonathan Calleri, dono de 127 partidas.
Campeão estadual em 2021 e da Copa do Brasil em 2023, Arboleda conta com 18 gols marcados pelo clube. Na atual temporada, ele balançou as redes somente uma vez ao marcar na vitória por 1 a 0 sobre a LDU de Quito pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Confira os “gringos” com mais jogos pelo São Paulo
- Poy, goleiro, argentino – 525 jogos
- Darío Pereyra, zagueiro/meia, uruguaio – 453 jogos
- Pedro Rocha, meia, uruguaio – 392 jogos
- Arboleda, zagueiro, equatoriano – 250 jogos
- Pablo Forlán, lateral, uruguaio – 243 jogos
- Diego Lugano, zagueiro, uruguaio – 213 jogos
- Antonio Sastre, meia, argentino – 129 jogos
- Calleri, atacante, argentino – 127 jogos
- Armando Renganeschi, zagueiro, argentino – 107 jogos
- Maldonado, volante, chileno – 99 jogos
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.