30º maior do mundo: Torcida do São Paulo tem atitude incrível e coloca o time na história
Durante muitos anos, os rivais diziam que os são-paulinos só apareciam nos momentos bons do time. A ideia foi mostrada ser infundada, uma vez que nos últimos anos, o clube passou por momentos muito complicados, mas os tricolores sempre lotaram o Morumbi, seja brigando por títulos ou rebaixamento.
Atualmente, a torcida do São Paulo vem dando show a cada partida, se aproximando de marcas de clubes como Manchester City e Liverpool, por exemplo. Isto porque segundo informações divulgadas pelo jornalista Rafael Reis, do UOL, com base no site “World Football”, o São Paulo tem a 30ª maior média de público do futebol mundial.
O Tricolor leva cerca de 45.254 torcedores por jogo, segunda maior média do Brasil, estando atrás somente do Flamengo, que conta com 56.743 torcedores aproximados por partida no Maracanã.
O levantamento resgatou dados apenas dos times atuando como mandantes nas primeiras divisões de seus campeonatos nacionais, ou seja, no caso do São Paulo, o Brasileirão. Logo, duelos de torneios continentais (Copa Sul-Americana) e copas nacionais (Copa do Brasil e Paulistão) não são válidos.
No lado dos estrangeiros, é a mesma coisa, e somente os duelos da Premier League contam para Manchester City e Liverpool, excluído Champions League e FA Cup, por exemplo.
Vale lembrar que os dois maiores públicos do São Paulo no ano foram pela semi e final da Copa do Brasil. Mais de 62 mil torcedores estiveram presentes no duelo contra o Corinthians, enquanto 65 mil contra o Flamengo, na decisão.
A média poderia ter sido ainda mais alta se não fosse a partida contra o Red Bull Bragantino, que foi disputada recentemente na Vila Belmiro, contando com pouco mais de 11 mil torcedores.
Borussia Dortmund segue com maior média de público do mundo
Sem o Barcelona na lista, que está reformando o Camp Nou e jogando no Olímpico Lluís Companys (capacidade de 42 mil pessoas), o Borussia Dortmund é o líder isolado. O clube alemão conta com uma incrível média de 81.365 pessoas, a capacidade máxima do Signal Iduna Park.
O Dortmund é seguido do rival Bayern de Munique, com 75 mil por partida (capacidade máxima), Inter de Milão (73.555), Manchester United (74.488) e Milan (72.362), fechando o top-5.